HEPATITE ZERO
por Rotary Club de Cachoeira do Sul-Arrozais
O dia 28 de julho foi definido como DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS e o Rotary para ajudar nessa luta, criou o evento “Hepatite Zero” , com parceria em vários países. A finalidade é informar e sensibilizar a comunidade global sobre Hepatite B e C, encorajando prevenção, diagnóstico e tratamento.
Por meio de um rápido procedimento, é possível diagnosticar a presença ou não dos anticorpos contra o vírus no organismo da pessoa examinada. O Tratamento pode ser feito pelo SUS.É importante que pessoas acima de quarenta anos façam o teste, pois antes não tinha vacina. A maioria dos jovens já são vacinados, pois para a hepatite B a vacina está no calendário de vacinação desde 1996. A Hepatite C não tem vacina, mas tem tratamento quando detectado precoce, por isso a importância da testagem. O enfrentamento das hepatites só ocorre se houver diagnóstico.
A hepatite é uma doença silenciosa, progressiva, de alto risco e com tratamento disponível no SUS. O portador pode carregar o vírus por muitos anos sem se dar conta. No mundo são mais de 500 milhões de portadores, e a doença, hoje, mata duas vezes mais que a Aids (4 mil óbitos por dia- que poderiam ser evitados se a doença fosse descoberta a tempo).
No dia 30 de julho, às 19h30, somos convidados por HUMBERTO SILVA, Criador do Projeto Hepatite Zero, que visa mobilizar mais de 200 países no mundo para a detecção, tratamento, vacinação e prevenção das Hepatites e Presidente mundial do R.A.G (Rotarian Action Group) do Rotary para a luta contra as Hepatites Virais, a participar de uma Reunião via Zoom, para refletirmos sobre:
- O plano de eliminação da hepatite até 2030, de acordo com o tratado assinado por 194 nações.
- Avaliação dos Desafios, Necessidades, Ideias e Inovações
- A importância da parceria efetiva entre o Grupo de Ação Rotary e as Comissões de Hepatite Zero espalhadas em vários países do mundo com seus respectivos Ministérios da Saúde.
- A Força da Ação dos Associados do Rotary e Rotaract na disseminação de Informações Confiáveis sobre a doença, tratamento, prevenção e diagnóstico precoce.






