Setembro amarelo

por Rotary Club de Cachoeira do Sul-Arrozais

É preciso ficar atento aos sinais, em situação de perigo ligue imediatamente para o 188. Suicídio é emergência médica. De atenção a quem precisa, faz bem, fazer o bem.

O “Setembro Amarelo” surgiu pelas mãos do casal Dale e Darlene Emme. Em 1994, Mike Emme, filho do casal, se matou aos 17 anos. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por sua habilidade mecânica. Restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo.

Infelizmente, as pessoas próximas a Mike não perceberam os sinais e o garoto se foi. No dia do funeral, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegar. Nos cartões – feitos pelos amigos de Mike – lia-se uma mensagem: “Se você precisar, peça ajuda”.

Em pouco tempo, os cartões se espalharam pelos Estados Unidos e, em questão de semanas, começaram a aparecer ligações. Um professor de outro estado havia recebido um dos cartões de uma aluna, pedindo por ajuda. Diversas cartas chegavam de adolescentes buscando ajuda. A fita amarela foi então escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda.

Em 2003, a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e o amarelo do mustang de Mike é a cor escolhida para representar este sentimento

Fotos

Localizar site dos clubes