Os principais objetivos definidos para o projeto foram os de: combater a depressão e o suicídio por meio da disseminação de alegria; Alegrar o dia dos participantes ao compartilhar mensagens de felicidades e ao perguntar o que os faz feliz; promover a importância sobre saúde mental.
As metas primárias atribuídas ao projeto foram as de: recolher mensagens de felicidade, conhecer a história dos idosos e fazer uma visita ao Asilo Santa isabel; Perguntar às crianças do primeiro ano da escola da URI Santiago o que as faz feliz, por meio de uma dinâmica divertida; Construir memórias afetivas entre os associados e seus pais ao fazer a mesma pergunta a eles; engajar os sócios com o projeto; compartilhar todas as mensagens adquiridas com a população santiaguense
O projeto teve como objetivo o combate à depressão e ao suicídio por meio da disseminação de esperança e alegria, praticada na atitude de distribuir mensagens de felicidade. Com a proposta, foi pensada em uma forma de atribuir o objetivo da campanha do setembro amarelo à um projeto que discorresse de forma leve e interativa, no intuito de atingir maior público e melhorar o dia dos participantes ao compartilhar felicidade.
Os beneficiários do projeto podem ser divididos pelas ações promovidas no decorrer do desenvolvimento. Com a visita ao asilo, os moradores do Asilo Santa Isabel podem ser definidos como os beneficiários primários, por conta do momento de felicidade, interação e diversão promovido pela visita. Pelo mesmo critério, as crianças da escola da URI também se viram beneficiadas com as brincadeiras e dinâmicas feitas, as quais, assim como com os idosos, geraram memórias felizes para os pequenos. Em terceiro plano, os familiares dos associados, tal qual as relações familiares entre os sócios e seus parentes também se viu acrescida do momento de conexão e conversa estimulada com o projeto. Ao fim da execução, a própria população santiaguense pôde ser beneficiada a partir da disseminação de mensagens de felicidade e promoção de bem estar e alegria. Por fim, os associados, que estiveram presentes durante todo o desenvolvimento, beneficiaram-se de todos os momentos idealizados para o projeto, sendo por meio da conversa com os idosos, conexão com os pais, momentos divertidos e principalmente pelas memórias criadas.
O projeto intitulado "Felicidade Através das Gerações", realizado em prol da causa do setembro amarelo, teve por finalidade o combate à depressão e ao suicidio por meio da disseminação de mensagens de felicidade aos cidadãos de Santiago, além do incentivo à saúde mental. No intuito de causar maior impacto, foi idealizado que as mensagens que seriam distribuídas deveriam contemplar todas as gerações, na finalidade de espalhar a mensagem de que a felicidade pode ser contemplada em todas as idades e é definida de forma singular às pessoas. O questionamento de "o que te traz felicidade" foi feito em três momentos distintos com três faixas etárias variadas, sendo elas entre crianças, adultos e idosos. Finalmente, foi feita a distribuição das mensagens recolhidas no centro de Santiago, datada no dia trinta de setembro (30/09) e, após a leitura da mensagem, era perguntado ao participante o que o fazia feliz, com o objetivo de compartilhar histórias e relembrar as pessoas do que as motiva a continuar. É importante ressaltar que o projeto teve grande extensão, compartilhando a mensagem do setembro amarelo além do dia de divulgação, ao ponto de que o combate à depressão e ao suicídio foi feito também nas frações de desenvolvimento do projeto, como na visita ao asilo e no momento de conexão com a familia ao obter respostas (tais ações serão melhor explicadas na execução).Foi perceptível a emoção dos participantes com a leitura das respostas que estavam sendo distribuídas, além da oportunidade de compartilharem suas histórias.
Os resultados alcançados com o projeto se mostraram excelentes. Todas as metas e objetivos estipulados foram atingidos e superados, ao ponto de que novas parcerias e projetos já foram definidos por conta desse. Todas as mensagens selecionadas foram entregues aos cidadãos participantes e o impacto positivo no dia das pessoas foi perceptível, ao ponto de que, após lerem as mensagens, sentiam-se abertos a compartilharem suas histórias e dar conselhos, resultando em momentos de emoção e alegria, não apenas para os participantes, mas também para os próprios associados.
No decorrer do mês de agosto, durante a reunião do dia dezessete do mesmo mês (17/08), foi levantada a pauta de ideias de projetos a serem realizados em setembro. Dentre diversas causas a serem promovidas, a do setembro amarelo recebeu maior atenção por ser uma temática de extrema importância e depender de maior tempo de idealização para projetos. Ao fim do processo de criação, foi estipulado que seria idealizada uma promoção de felicidade e bem estar por meio da disseminação de alegria em forma de respostas de diversas faixas etárias ao questionamento "o que te faz feliz?". Com base nisso, foi feito contato com o Rotary padrinho, o qual, em parceria com o clube, iria realizar uma visita ao Asilo Santa Isabel no intuito de entregar bolachas e passar uma tarde. Tendo em vista o projeto pré idealizado, foi aproveitada da visita, que ocorreu no dia vinte e três de setembro (23/09), para perguntar aos idosos o que os trazia alegria, além de conhecer suas histórias e promover a felicidade no dia. Já no dia vinte e seis de setembro (26/09), foi feita uma dinâmica com os alunos do primeiro ano do ensino fundamental da Escola da URI, a qual, dentre brincadeiras com as crianças, com o objetivo de promover alegria, foi pedido para que elas escrevessem em um pedaço de papel o que os fazia felizes. Foi solicitado aos associados, desde a criação do projeto, para que fizessem a mesma pergunta para seus familiares e parentes, no intuito de criar bons laços entre os associados, seus parentes e o clube. Por fim, na data de entrega dos bilhetes contendo mensagens de alegria aos moradores de santiago, a qual ficou definida para o dia vinte e nove de setembro (29/09), houve a presença de onze associados, os quais circularam pelo centro de santiago entregando as mais de 40 mensagens de felicidade e espalhando alegria para quem aceitasse ler um bilhete e conversar com os interactianos. O projeto deteve de bastante tempo e esforço e se mostrou extremamente gratificante.
O único desafio encontrado foi em relação ao atraso para a visita ao asilo Santa Isabel, o qual teve de ser agendado pelo Rotary padrinho, porém tal atraso não afetou a concretização do projeto.
Todas as metas e objetivos estipulados e descritos nos resultados gerais foram alcançadas
Os impactos do projeto podem ser percebidos na reação das pessoas nas mais diversas partes do desenvolvimento. Com a visita ao asilo, a qual é pretendida a ser realizada com frequência, foi perceptível a felicidade dos idosos com a oportunidade de contarem suas histórias e conversarem com os associados. Em segundo plano, a alegria das crianças com as dinâmicas e brincadeiras também se mostrou clara. Também foi notada a criação de laços familiares entre os associados e seus parentes, os quais, quase que em sua totalidade, relacionavam a felicidade com o convívio e realização familiar. Por fim, o maior impacto alcançado foi a influência no combate ao suicidio e a depressão com o amor e o afeto presente nas mensagens de felicidade, as quais tiveram o poder de alegrar o dia das pessoas participantes, tal fator pôde ser notado pela liberdade sentida pelos cidadãos ao compartilhares suas histórias.
História
Colégio de Governadores
Governadores Assistentes
Equipe Distrital
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios