Inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação iniciou nesta segunda-feira, 8. O objetivo é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional.
A partir de hoje, cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o país estarão abertas para aplicar doses de 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para esse público. A campanha terminará em 9 de setembro. A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças menores de cinco anos. A multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Para adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos três anos de idade, as vacinas de Covid-19 podem ser administradas de forma simultânea ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes.
O Ministério espera vacinar cerca de 14.3 milhões de pessoas contra a Pólio. Todos os imunizantes ofertados têm registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Rotary e a Pólio

O Rotary trabalha para erradicar a pólio há mais de 35 anos. Como parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, o Rotary ajudou a eliminar casos de Pólio em 99,9% desde o nosso primeiro projeto de vacinar crianças nas Filipinas, em 1979.
Os associados do Rotary doaram mais de US$2,1 bilhões e incontáveis horas de trabalho para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia infantil em 122 países. Os esforços de sensibilização do Rotary contribuíram para obtermos o apoio governamental de diversos países, os quais destinaram mais de US$10 bilhões à causa.
É crucial continuarmos trabalhando para manter nossas crianças livres da doença, especialmente nos últimos anos quando os números demonstram uma baixa significativa no índice de vacinação no mundo.

No Distrito 4780, os clubes já estão mobilizados realizando ações em suas comunidades, juntamente com seus parceiros. Em 20 de agosto, sábado, terá o Dia D de Mobilização em todo o país quando nossos companheiros e companheiras estarão desenvolvendo inúmeras atividades, entre elas, nos Postos de Saúde. 

O Distrito 4780 também realizará o Seminário Distrital da Pólio. Será no dia 22 agosto, às 20 horas pelo Zoom, com a participação de Nestor Amarilho - Coordenador da Área 31 A que abordará o tema "Importância do Engajamento dos Clubes para a Pólio não voltar ao Brasil". Também terá a participação de Pedro Durão, Coordenador da Região 29 que falará sobre "O Panorama da Pólio no Mundo". 

ID: 859 1915 0144
Senha: 462981

Fonte: Agência Brasil e My Rotary 

Fotos

Localizar site dos clubes